domingo, dezembro 16, 2007

A minha alma fugiu pela Torre Eiffel acima,
- A verdade é esta, não nos criemos mais ilusões
- Fugiu, mas foi apanhada pela antena da TSF
Que a transmitiu pelo infinito em ondas hertzianas...
(Em todo o caso que belo fim para a minha Alma)!...

Agosto de 1915 (in Poesia, Sá-Carneiro)





Levantei-me... Lentamente dirigi-me àquele cantinho... Acendi a luz e fui tirando os livros um a um daquela prateleira. Finalmente, decidi-me por este: Poesia de Mário Sá-Carneiro.
Neste momento queria um sol, que me aquecesse os pés ou então aquela chávena de chá fumegante entre as minhas mãos. Bastaria um gesto...




O AMOR

Mote


Amor é chama que mata,

Sorriso que desfalece,

Madeixa que se desata,

Perfume que se esvaece.

(Popular)



Glosas


Amor é chama que mata,

Dizem todos com razão,

É do mal coração

E com ele se endoidece.

O amor é um sorriso

Sorriso que desfalece.


Madeixa que se desata

Denominam-no também.

O amor não é um bem:

Quem ama sempre padece.

O amor é um perfume

Perfume que se esvaece.



17 de Maio de 1905 (in Poesia, Sá-Carneiro)

Sem comentários: